Novo Governo: Nuno Crato, um matemático na Educação - TVI

Novo Governo: Nuno Crato, um matemático na Educação

Nuno Crato

Agrega também as pastas do Ensino Superior e da Ciência

É muito provavelmente um dos nomes mais consensuais do novo Governo. Nuno Carto, 49 anos, é o novo ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência, agregando assim pastas que estavam anteriormente dispersas em dois ministros. Tem, aliás, a responsabilidade de suceder a Mariano Gago, que era um dos ministros há mais anos no poder, então como responsável pela Ciência e Ensino Superior.

Conhecido pela sua acção como matemático, é actualmente presidente executivo do Taguspark, em Oeiras. Lisboeta, é professor catedrático e pró-reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Viveu em Lisboa, nos Açores e nos Estados Unidos da América, onde fez o doutoramento em Matemática Aplicada (1992), depois do mestrado em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas (1987), na capital portuguesa. Foi também em Lisboa que se licenciou em Economia (1980/81), no Instituto Superior de Economia.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, entre 2004 e 2010, mas manteve-se como presidente da Mesa da Assembleia-Geral. «A Matemática das Coisas» e «A Espiral Dourada» estão entre os mais recentes livros que editou.

Em 2008, foi condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. A União Europeia atribuiu-lhe, no mesmo ano, um prémio de comunicador científico do ano.
Continue a ler esta notícia