PSD/Bragança contra fecho de escolas com menos de 20 alunos - TVI

PSD/Bragança contra fecho de escolas com menos de 20 alunos

Aulas

José Silvano critica «medidas avulsas» sem negociações com os autarcas

Relacionados
A distrital de Bragança do PSD manifestou a sua oposição ao encerramento de escolas com menos de 20 alunos, sem o consentimento dos autarcas locais, e anunciou que vai fazer chegar esta posição ao Ministério da Educação.

O presidente da distrital social-democrata, José Silvano, disse à Lusa que «é incompreensível» a recente medida anunciada pela ministra Isabel Alçada, quando os municípios ainda estão a executar o reordenamento aprovado, há pouco mais de um ano, pelo Ministério da Educação.

«Se fazemos um planeamento, não podemos aceitar medidas avulsas quando ainda não estão prontos sequer todos os centros escolares», sustentou o dirigente, assumindo também a sua experiência enquanto presidente da Câmara de Mirandela.

Na qualidade de autarca, participou nas negociações e lembra que «há menos de dois anos todos estiveram de acordo - municípios e Ministério da Educação - e negociaram as cartas educativas, homologadas pelo Ministério, que prevêem o encerramento das escolas que fecharam há um ano e mais nenhuma».

José Silvano sublinhou que nem ele, enquanto autarca, nem a distrital do PSD «é contra a concentração e o reordenamento da rede escolar». Porém entende que «o país não é todo igual e uma escola com dez alunos pode ser um factor de desenvolvimento no interior».

«Uma escola em Trás-os-Montes não é só um conjunto de alunos. Era fácil transferi-los, se assim fosse, mas às vezes é também um centro de convívio, de desenvolvimento social, de criação de emprego», considerou.

O presidente da distrital do PSD espera que esta tomada de posição contribua para que se cumpra o que secretário de Estado da Educação afirmou, recentemente, aos autarcas, numa reunião na Direcção Regional de Educação do Norte: «Não encerram escolas contra a vontade dos municípios.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados