«Ratificação deve continuar», diz Sócrates - TVI

«Ratificação deve continuar», diz Sócrates

José Sócrates

Primeiro-ministro diz que a UE tem «que arranjar uma solução para o problema irlandês»

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu que a União Europeia (UE) deverá chegar a uma «resolução do problema» criado com a vitória do «não» no referendo irlandês ao Tratado de Lisboa.

«Temos que arranjar uma solução para o problema irlandês», declarou José Sócrates aos jornalistas, no final de uma visita à vila de Penela, no distrito de Coimbra.

Salientando que o Tratado de Lisboa foi já ratificado por 18 estados-membros da UE, o primeiro-ministro defendeu que «os processos de ratificação devem continuar» nos restantes.

«Temos que arranjar uma solução que permita uma evolução da Europa», preconizou.

José Sócrates mostrou-se empenhado na obtenção de uma «solução do problema» na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se realiza a 19 e 20 de Junho, em Bruxelas.

«A Europa precisa do Tratado de Lisboa para resolver os seus problemas», disse, recusando que o «não» no referendo da Irlanda, realizado sexta-feira, tenha posto fim ao Tratado.

O Tratado de Lisboa, segundo o primeiro-ministro, permitirá «que a Europa desempenhe o seu papel na economia e junto dos cidadãos europeus», bem como ao nível da sua presença no mundo.

A Irlanda rejeitou em referendo o Tratado Reformador da União Europeia com 53,4 por cento de votos contra e 46,6 por cento de votos a favor, segundo os resultados totais oficiais anunciados na sexta-feira.

Num total de 43 circunscrições, o «não» venceu em 33.

A taxa de participação foi de 53,13 por cento, segundo a mesma fonte.
Continue a ler esta notícia

Relacionados