Escolhas do novo Governo são «corajosas» - TVI

Escolhas do novo Governo são «corajosas»

Ministros foram conhecidos esta sexta-feira

Os comentadores do TVI24 João Pereira Coutinho e Teixeira da Mota destacaram, esta sexta-feira que, a escolha de independentes em pastas importantes. Pereira Coutinho classificou mesmo as opções como «corajosas», já Teixeira da Mota defendeu que a escolha de Nuo Crato é «marcante».

«Acho que existe alguma coragem neste governo nas pastas mais pesadas, mais difíceis. Na Economia, a escolha de Álvaro Santos Pereira parece-me uma escolha muito corajosa, é alguém que tem estudado muito bem a economia portuguesa, alguém que tem sublinhado as fragilidades da economia portuguesa, mas alguém que ao mesmo tempo tem sublinhado as virtudes da economia nacional», disse.

O comentador da TVI defendeu ainda a opção para as Finanças. «A escolha de Vítor Gaspar é também acertada por um motivo: neste momento é importante que o ministro das Finanças seja alguém que tenha uma ligação muito próxima a Bruxelas e que tenha um conhecimento dos dossiês europeus».

Já Francisco Teixeira da Mota defendeu que há duas opções «relevantes e marcantes». «Nuno Crato na Educação parece-me capaz de romper» e Paulo Macedo na Saúde que «vai ter que ter uma grande capacidade de negociação» para efectuar os cortes necessários.

Sobre a pasta da Justiça, defendeu que «Paula Teixeira da Cruz é uma pessoa que conhece bem o sistema, por dentro». «Tenho ideia de que é uma pessoa bastante teimosa, tem cabeça e vamos ver se consegue enfrentar as corporações. Na Justiça não se consegue fazer reformas sem enfrentar as corporações».
Continue a ler esta notícia