Portas: «Rui Rio não faz campanha com o CDS» - TVI

Portas: «Rui Rio não faz campanha com o CDS»

Líder democrata-cristão foi recebido na Câmara do Porto, que vê como um «exemplo» de «colaboração» entre os dois partidos da direita

Relacionados
Paulo Portas foi recebido, esta quarta-feira, na Câmara Municipal do Porto, mas avisou que o presidente da autarquia, o social-democrata Rui Rio, não está a fazer campanha pelo CDS-PP.

«Nem eu vim aqui fazer campanha eleitoral, nem seguramente o doutor Rui Rio faria campanha com o CDS. Ele vota PSD, eu voto CDS», afirmou Portas aos jornalistas, à saída da reunião que durou cerca de 40 minutos.



Assegurando que esta foi uma «visita institucional», com alguma «tradição», o líder do CDS apontou a Câmara do Porto como um «exemplo positivo» de «colaboração [entre PSD e CDS] que respeita a identidade de cada partido».

Portas confirmou que a reunião foi agendada a seu pedido, conforme Passos Coelho já tinha adiantado, e garantiu ter «muita consideração pessoal» por Rio.

«Esta autarquia tem uma gestão financeira rigorosa e tem a despesa controlada. Os cidadãos querem saber como é gasto o seu dinheiro dos impostos. Terminou o tempo em que se ganhava eleições à custa de gastar o que não existe», frisou.

Sobre a conversa à porta fechada, Paulo Portas disse apenas que falaram de «algumas matérias relacionadas com a cidade, como a reabilitação urbana, e com a Área Metropolitana do Porto, como o metro». «E naturalmente falámos de uma visão do futuro de Portugal», acrescentou, recusando-se a especificar se uma futura coligação no Governo foi tema de conversa.

Já Rui Rio apelidou a reunião de «normal», porque na autarquia há uma coligação PSD/CDS que «funciona bem», e garantiu que também receberia outro líder «sem ser da coligação» se ele assim o desejasse.

O presidente da CMP adiantou que Passos Coelho ainda não pediu para ser recebido, mas «se quiser vir, com certeza» que terá as portas abertas. No entanto, lembrou que, em 2009, Manuela Ferreira Leite também não pediu para ser recebida.

Rio garantiu que se vai juntar «seguramente na próxima semana» à campanha eleitoral do PSD.

Questionado sobre as críticas que várias figuras do PSD têm feito a Paulo Portas durante a campanha, respondeu: «Não vou recebê-lo aqui e depois fazer críticas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados