Espuma no Tejo preocupa QUERCUS - TVI

Espuma no Tejo preocupa QUERCUS

Ambiente

Manchas brancas atingem mais de um metro em determinados locais

Relacionados
O rio Tejo apresenta, a montante de Vila Velha de Ródão, um «manto de espuma branca», que nalguns locais atinge «um metro». As manchas surgiram na madrugada de sexta-feira e estão já ser realizadas análises à água, disse fonte da Quercus à agência Lusa.

O alerta chegou à associação ambientalista de madrugada, que informou de imediato a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

De acordo com Samuel Infante, do núcleo de Castelo Branco da Quercus, «esta situação pode acontecer devido a uma descarga industrial, mas também pode ser consequência das descargas das barragens de Alcântara e Cedillo, que estão na sua cota máxima», refere o ambientalista.

Contudo, este responsável da Quercus sublinhou que «é importante alertar sempre para este tipo de situação, pois, apesar de poder ser um fenómeno natural, também há empresas que, por vezes, aproveitam as chuvas e estas descargas [das barragens], para despejar também os seus resíduos nos caudais dos rios», considerou Samuel Infante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados