CDS: começou a corrida à liderança - TVI

CDS: começou a corrida à liderança

  • Portugal Diário
  • 5 abr 2007, 16:37

Paulo Portas e Ribeiro Castro já são oficialmente candidatos

A Comissão Organizadora das Directas (COD) confirmou hoje oficialmente as candidaturas do líder do partido José Ribeiro e Castro e do ex-presidente Paulo Portas nas eleições directas à presidência do CDS-PP, marcadas para 21 de Abril.

Em declarações à Lusa, o presidente da COD, o deputado João Rebelo, adiantou que «estava tudo em ordem» nas candidaturas de Ribeiro e Castro e Paulo Portas, que foram, assim, oficialmente confirmadas pela COD.

«Verificámos as assinaturas que os dois candidatos apresentaram, que eram muito acima do mínimo exigido (250), e estava tudo em ordem», afirmou João Rebelo.

Além das assinaturas, Ribeiro e Castro e Paulo Portas entregaram os respectivos documentos de orientação política das candidaturas, acrescentou o deputado democrata-cristão.

O documento de orientação política de José Ribeiro e Castro intitula-se «Eu acredito: 2009, rumo para mudar, para crescer, para ganhar» e retoma as principais linhas da moção «2009», com que o actual líder democrata-cristã ganhou os congressos do CDS-PP de 2005 e 2006.

Hoje, na apresentação das linhas gerais do documento, Ribeiro e Castro assumiu-se como «o novo ciclo do partido», «colando» o ex-líder Paulo Portas a um «regresso ao velho ciclo».

O ex-líder Paulo Portas ainda não anunciou quando fará a divulgação das linhas de princípio da sua candidatura.

Na reunião de hoje da COD, adiantou João Rebelo, tratou-se também do envio das convocatórias para as eleições directas, que seguiram para as concelhias do partido.

Além disso, foi também autorizado o acesso das candidaturas às moradas dos militantes e respectivos e-mails.

«É nossa obrigação permitir o acesso e utilização dos dados de forma igual às duas candidaturas», sublinhou João Rebelo.

Entretanto, está já agendada para terça-feira outra reunião da COD, onde será analisada a escolha do local para o congresso que se irá realizar depois das directas, a 28, 19 e 20 de Maio, para a discussão das moções e eleição dos restantes órgãos do partido. Nessa reunião será também tratado o processo de envio das urnas, cadernos eleitorais, boletins de voto e de uma nota explicativa sobre o acto eleitoral.

Na nota explicativa a enviar às concelhias, a COD explicará que nas mesas de voto poderá estar presente um delegado de cada lista e que o apuramento dos resultados será feito nas sedes distritais do partido.

«O processo de organização das directas está adiantado e a correr muito bem», acrescentou João Rebelo, assinalando o «apoio total» que a direcção e os serviços do partido estão a dar à COD.

A campanha interna para as eleições directas de 21 de Abril arranca segunda-feira, com Ribeiro e Castro a dar o pontapé de saída na Madeira, enquanto Paulo Portas estará em Aveiro.
Continue a ler esta notícia