Casa da Música sai para a rua - TVI

Casa da Música sai para a rua

  • Portugal Diário
  • - Pedro Sales Dias
  • 18 jun 2007, 16:55

Auditório ao ar livre invadido por jazz, «famílias reais» e grandes fadistas

Durante este Verão, a Casa da Música do Porto vai instalar, entre Julho e Agosto, um auditório ao ar livre adjacente ao edifício, onde vão ser realizados alguns concertos desde a música clássica ao jazz e à música portuguesa.

«É um primeiro convite, um espaço de proximidade, para as pessoas que ainda não entraram na Casa da Música», ilustrou o director artístico da fundação, Pedro Burmester, num almoço de apresentação da programação estival. A praça recebe na noite de sete de Julho a Orquestra Nacional do Porto com Maria João e Mário Laginha juntamente com o cantor belga David Linx .

A mesma noite será finalizada num noutro ambiente, com os sons de Londres a marcarem o Porto, no Clubbing, segundo a mestria de Gilles Peterson.

Jazz: «quarteto de luxo» na Suggia

Antes, o dia seis inaugura Julho pela mão das sonoridades rítmicas do Jazz: Medeski, Scofield, Martin & Wood vão «improvisar» na Sala Suggia: O «quarteto de luxo» de Burmester.

Fado: Carlos do Carmo e Raquel Tavares

Não faltará também a característica música portuguesa com a primeira edição de «Uma Casa Portuguesa», com dois dias seguidos dedicados à música nacional.

O fado vai marcar presença em Agosto com «Um Porto de Fado» durante duas noites, 11 e 12, na Praça que vai receber Ricardo Parreira, Ana Moura, Raquel Tavares e Carlos do Carmo.

«Famílias Reais» sobem a palco

O auditório da Praça vai ainda receber a 8 de Julho o Concerto do Gamelão que consiste na actuação de «Famílias Reais». Não vão estar presentes músicos de sangue azul, mas famílias em que o génio para a música corre nas veias e passa de pai para filho. «Consideramos importante receber este tipo de projectos», acrescentou Pedro Burmester.

«Ritmos da cidade» invadem a Casa da Música

O mês de Julho é ainda espaço para vários «Ritmos da Cidade». No dia 18, a apresentação final do projecto conjuga elementos de várias idades e vai do Hip Hop às sonoridades portuguesas mais tradicionais. Alguns dos intervenientes daquela música de intervenção cada vez mais conhecida em Portugal são do Bairro da Sé e do Bairro do Aleixo.

Durante o mesmo mês, desenrolar-se-á ainda uma série de actividades destinadas à população escolar e não escolar. Um conjunto de sessões para aprendizagem musical através de jogos. As sessões de música para bebés e idosos vão também continuar assim como o curso livre de música para os menos entendidos.
Continue a ler esta notícia