Fibra óptica: «a revolução em quatro passos» - TVI

Fibra óptica: «a revolução em quatro passos»

Telecomunicações

Actualmente já se pode navegar a 100 Megabits por segundo (Mbps)

Relacionados
Apenas quatro passos chegam aos consumidores para ter comunicações «à velocidade da luz».

É que a rede de fibra óptica - uma tecnologia que usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz - no mercado residencial é a principal aposta dos operadores para o futuro, sendo já encarada como a revolução tecnológica dos próximos 100 anos.

Para terem acesso, os portugueses só necessitam de ir aos sites dos operadores, perceber se a zona de residência está coberta pela nova rede e posteriormente preencher o pedido de adesão. Depois segue-se o contacto do operador e a instalação.

De acordo com a agência Lusa, os operadores de telecomunicações do mercado residencial, como a Portugal Telecom (MEO) e Sonaecom (Clix), ambas redes de fibra óptica, e ZON e Cabovisão (ambas redes híbridas de fibra e cabo coaxial, utilizando a tecnologia Docsis 3.0) apresentam-nas já como «verdadeiras auto-estradas para o transporte de informação a velocidades nunca antes vistas» de acesso à Internet.

Recorde-se que actualmente já se pode navegar a 100 Megabits por segundo (Mbps), mas no futuro pode chegar-se aos 400 Mbps e até aos mil Mbps para operadores de fibra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados