Brisa vende 2% da EDP ao Grupo José de Mello por quase 200 milhões (Actualização1) - TVI

Brisa vende 2% da EDP ao Grupo José de Mello por quase 200 milhões (Actualização1)

EDP

(Actualiza com comunicado do Grupo José de Mello) A Brisa acaba de anunciar a venda da participação de 2% que detinha na EDP por 197,6 milhões de euros a uma sociedade detida indirectamente pela José de Melo, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Relacionados
A operação foi hoje concretizada em bolsa. A concessionária de auto-estradas alienou à Baltic, sociedade detida a 100% pela José Mello, os mais de 73,2 milhões de acções que detinha na EDP, correspondentes a 2% do capital da eléctrica nacional.

No mesmo comunicado da CMVM, a Brisa informa que cada acção foi vendida a 2,70 euros, o que corresponde a um total de 197,6 milhões de euros.

Por seu lado, a José de Mello SGPS confirmou também a aquisição, hoje, em mercado a participação de 2% que a Brisa detinha no capital da Energias de Portugal (EDP), «tornando-se assim accionista de referência de uma das mais importantes empresas portuguesas, com elevada relevância estratégica para a economia nacional e forte capacidade de actuação em mercados internacionais», refere.

O Grupo José de Mello reafirma ainda a sua «disponibilidade e interesse em constituir-se como um parceiro estratégico da EDP, contribuindo para o desenvolvimento de uma EDP mais eficiente, criadora de valor, de vocação ibérica e internacional».

Esta operação foi concretizada através da sociedade Baltic, SGPS e implicou um investimento de cerca de 200 milhões de euros, adiantam.
Continue a ler esta notícia

Relacionados