Google lança browser para competir com Microsoft - TVI

Google lança browser para competir com Microsoft

Google

Empresa está a desenvolver versões para Macintosh e Linux

Relacionados
A Google lançou esta terça-feira (20h00 hora portuguesa) em mais de 100 países o seu próprio browser de Internet, o Google Chrome, para concorrer com o Internet Explorer da Microsoft e o Firefox da Mozilla.

Este novo browser promete ser mais rápido, mais estável e mais seguro, através de um «interface de utilização limpo, simples e eficiente».

Numa primeira fase, o novo browser apenas poderá ser utilizado em computadores com Windows, mas a Google está a preparar versões para Macintosh e Linux.



Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre elas o português, o Google Chrome é uma nova abordagem. «Foi criado para a Internet dos dias de hoje e para as aplicações de amanhã», avança a empresa.

«Encaramos o browser como uma janela para a internet. É uma ferramenta que permite aos utilizadores interagirem com os seus sites da internet e as suas aplicações e é importante que tenhamos este conceito de experiência bem presente», refere o vice-prresidente da Google Inc, Sundar Pichai.

Caraterísticas

O Google Chrome foi concebido para permitir aos utilizadores uma pesquisa e navegação mais «fácil na Internet», diz ainda a empresa. Por isso mesmo conta com «uma barra combinada de pesquisa e de endereços que permite levar os utilizadores mais rapidamente ao local que pretendem com apenas algumas palavras-chave».

«Cada separador do browser funciona de forma autónoma. Sempre que um separador bloquear ou não responder, todos os outros manter-se-ão estáveis, possibilitando aos utilizadores continuar a trabalhar sem terem de reiniciar o Google Chrome», referem ainda.

Além disso, a Google desenvolveu ainda um novo motor JavaScript -V8- que torna as aplicações na internet «mais rápidas» possibilitando a utilização de uma nova classe de aplicações na Internet, ainda não disponibilizadas através dos browsers disponíveis.

«Por consideramos fundamental mudar a forma como vemos os browsers, concluímos que não poderíamos ser os únicos criadores do Google Chrome» acrescenta o Director de área de Engenharia da Google Inc, Linus Upson.

Para fomentar a abertura da internet, o Google Chrome é disponibilizado enquanto projecto em código aberto. O objectivo é «ajudar a melhorar os browsers futuros, contribuindo para o reforço da tecnologia do Google Chrome no mercado, e ao mesmo tempo permitir que sejam desenvolvidas continuamente novas funcionalidades ao projecto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados