Inapa duplica perdas para 9,3 milhões de euros - TVI

Inapa duplica perdas para 9,3 milhões de euros

Inapa

(Actualizada às 10h58)

A Inapa obteve um prejuízo de 9,3 milhões de euros entre Janeiro e Setembro.

Perdas que representam mais do dobro dos prejuízos do período homólogo de 2006. Ou seja, os seus prejuízos aumentaram 105% face aos 4,5 milhões de euros do ano passado.

Segundo o comunicado da papeleira, as vendas baixaram 1,5% para os 786,9 milhões de euros, garantindo que em igualdade com o mesmo perímetro, as vendas terão crescido 4,6 milhões de euros.

«O resultado líquido do exercício fixou-se nos 9,3 milhões de euros negativos muito influenciado pelo aumento dos custos financeiros, pelo peso dos custos não recorrentes e pelo encerramento da operação italiana», refere a empresa.

EBITDA subiu 31%

No entanto, os resultados líquidos ajustados dos efeitos das mais valias em alienação de investimentos melhoraram 1,5 milhões de euros.

O EBITDA recorrente subiu 31% para os 27,9 milhões de euros, em resultado da melhoria da eficiência operacional.

Apesar da ligeira redução da dívida remunerada em 3 milhões de euros, devido ao aumento da taxa de juro, os custos financeiros aumentaram 6,3 milhões de euros.

Os resultados operacionais (EBIT) da Inapa subiram em 65,2% para 19,2 milhões de euros, «reflexo da importante melhoria operacional e da redução dos custos não recorrentes», na ordem dos 1,3 milhões de euros negativos.

A papeleira sublinha que neste último trimestre «reorganizou a sua cobertura geográfica e abordagem aos mercados onde opera, mediante o encerramento da operação italiana e simultaneamente através da aquisição da totalidade do capital da subsidiária Suíça», adianta.

«Estes dois movimentos visam de acordo com o estabelecido no plano estratégico, concentrar recursos nos mercados em que o grupo apresenta vantagens competitivas e posições de liderança», remata a empresa.
Continue a ler esta notícia