Sonae vende 132 milhões de acções ao BPI e encaixa 273 milhões - TVI

Sonae vende 132 milhões de acções ao BPI e encaixa 273 milhões

Sonae

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Sonae SGPS vendeu ao BPI 132.856.072 acções próprias.

«As acções foram vendidas ao preço unitário de 2,06 euros por acção e geraram um encaixe de 273.683.508,32 euros», revela em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«Após esta operação a Sonae SGPS, SA passou a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, correspondentes a 0,01% do respectivo capital social», acrescenta.

Simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento e monetizar as acções próprias, «permitindo reduzir o seu nível de endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira do seu balanço e financiar a estratégia de crescimento dos seus negócios e novas oportunidades de investimento», foram os objectivos desta operação.

Ao mesmo tempo, foi celebrado com o BPI um contrato de «equity swap» com liquidação meramente financeira («Cash settled Share Swap Transaction»), «mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das acções da Sonae SGPS, relativamente ao mencionado preço de 2,06 euros por acção», revela ainda.

A Sonae esclarece, no entanto, que «esta transacção tem maturidade máxima de três anos e liquidação estritamente financeira, não existindo qualquer obrigação ou direito à compra do título subjacente por parte desta sociedade ou de qualquer sua participada»,

As acções da empresa fecharam inalteradas nos 2,07 euros e as do BPI caíram 0,18% para os 5,46 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados