Mira Amaral diz que futuro está na energia nuclear - TVI

Mira Amaral diz que futuro está na energia nuclear

  • Sónia Peres Pinto
  • 19 set 2008, 17:24
Mira Amaral [Arquivo]

Economista alerta para excesso de torres eólicas

Relacionados
A energia nuclear deverá resolver os problemas de dependência dos combustíveis fósseis. Esta é a opinião do economista Mira Amaral que considera que «as renováveis sozinhas não conseguem resolver essa dependência».

«O nuclear não pode ser um tema tabu, nem aceito que assim seja. Tem de ser feita a análise custo/benefício», afirmou à margem da conferência Pricewaterhouse Coopers «O Governo das Sociedades», que decorre esta sexta-feira em Lisboa.

«Nuclear não é perfeito»

Mira Amaral reconhece, no entanto, «que o nuclear não é perfeito» e o mesmo se passa com as renováveis. «Começamos a assistir a um excesso de torres eólicas e qualquer dias as populações começam a não aceitar esta fonte alternativa de energia», refere.

O economista chama a atenção de que este tema foi lançado há dois anos pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e pela Ordem dos Economistas mas que só começou a se falado quando foi defendido pelo Governador do Banco de Portugal. «Pelos vistos Vítor Constâncio tem mais audiência do que a CIP ou a Ordem dos Economistas», conclui.

Recorde-se que, recentemente, a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a CIP admitiram que a energia nuclear tem de ser equacionada e que as energias renováveis não seriam suficientes para responder às necessidades da procura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados