Queixas contra TV Cabo e Netcabo duplicam - TVI

Queixas contra TV Cabo e Netcabo duplicam

TV Cabo festeja o seu 8º aniversário

As reclamações contra os serviços prestados pela TV Cabo e NetCabo mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano.

São as empresas com mais processos de mediação junto da Deco, com os consumidores a queixarem-se de facturação excessiva, má qualidade do serviço e mau atendimento.

Os conflitos acabam por ser resolvidos e a empresa diz ter feito melhorias, mas as queixas mantiveram-se em Julho, segundo o «Diário de Notícias».

A introdução dos canais digitais resultou num novo conflito de consumo entre os fornecedores da televisão por cabo, o que veio reforçar os protestos contra a TV Cabo. Nos primeiros seis meses de 2005, os juristas da Deco abriram 391 processos de mediação, mais 200 do que em 2004.

As pessoas queixam-se sobretudo da facturação excessiva, por esta registar consumos que dizem não ter realizado. Por exemplo, o preço do custo dos canais codificados que não corresponde ao que foi promovido ou o pagamento de serviços não solicitados.

A qualidade do serviço é também posta em causa, nomeadamente devido ao atraso na instalação e ao facto de os técnicos não comparecerem na visita previamente marcada. Os clientes queixam-se ainda da demora e do deficiente atendimento, quer nas instalações da empresa quer através do contacto telefónico.

Os problemas repetem-se com a NetCabo, com 229 reclamações no primeiro semestre do ano contra 92 em 2004. A dificuldade ou lentidão de acesso à Internet, a cobrança de consumos não realizados e a facturação excessiva são as principais queixas. Um dos casos contados ao DN prende-se com a instalação do sistema Wireless, que permite aceder à Net em qualquer divisão da casa. O problema é que outras pessoas que residem na área também o podem fazer, daí a necessidade de introdução de código de acesso.
Continue a ler esta notícia