Investimento empresarial com queda «significativa» este ano - TVI

Investimento empresarial com queda «significativa» este ano

Dinheiro

Perspectivas de vendas são o principal factor condicionador

Relacionados
O investimento deverá apresentar uma queda «significativa» de 10,1 por cento este ano, de acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito Qualitativo de Conjuntura ao Investimento de Abril, do Instituto Nacional de Estatística (INE). O mesmo inquérito aponta para que tenha ocorrido uma variação negativa de 0,6% em 2008.

«Estes valores representam revisões em baixa (de menos 1,3 p.p. e 1,5 p.p., para 2008 e 2009, respectivamente) face às perspectivas reveladas no inquérito anterior», adianta o INE.

Entre os objectivos de investimento, perspectiva-se para 2009 um aumento do peso relativo dos investimentos associados a racionalização e reestruturação e uma redução do peso relativo dos investimentos orientados para a extensão da capacidade produtiva.

Como principal factor limitativo do investimento empresarial identificado pelo inquérito acentua-se a importância relativa da deterioração das perspectivas de vendas.

Em 2008, a variação negativa do investimento (de 0,6%) ficou a dever-se ao decréscimo observado em cinco das nove secções de actividade inquiridas, sobretudo pelo Alojamento e Restauração (menos 48,8%) e pelo sector da Electricidade, Gás e Água (11,3%).

Para este ano, os resultados do inquérito apontam para que seis das nove secções apresentem variações negativas. as maiores diminuições devem ocorrer na Construção e de Indústria Extractiva (menos 37,4% e 21,4%, respectivamente).
Continue a ler esta notícia

Relacionados