Enfermeiros: greve paralisa 104 hospitais - TVI

Enfermeiros: greve paralisa 104 hospitais

Enfermeiros: greve paralisa 104 hospitais

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) anunciou que, segundo dados apurados até hoje, paralisarão amanhã cerca de 38.000 profissionais de enfermagem, bem como 104 hospitais e 360 centros de saúde espalhados pelo país.

Um número que corresponde, segundo o mesmo, «à mais elevada quota de adesão a uma greve desde a que aconteceu em 1976».

«Os enfermeiros vão assim manifestar o seu descontentamento com o sentido da política do actual Governo e com as falsas acusações que lhe têm sido dirigidas. A adesão massiva prevista para a greve é um sinal claro que os enfermeiros não partilham do mesmo ponto de vista que o Governo acerca das responsabilidades pelo estado crítico do orçamento, nem das formas de resolver o problema do sector da saúde», acrescentam.

Em causa estão as alterações que o Governo quer fazer aos regimes de aposentação e sistema retributivo, incluindo as progressões, actualmente em vigor para os enfermeiros. Alterações que o SE diz não ir permitir, «sem negociar estas matérias em sede de reforma da actual carreira de enfermagem».

Refira-se que os únicos serviços não afectados pela greve serão os de urgência, onde os enfermeiros estarão em greve, mas cujo nível se mantém, por questões de segurança, em níveis normais.
Continue a ler esta notícia