TAP aventura-se em novos voos na Europa em 2006 - TVI

TAP aventura-se em novos voos na Europa em 2006

Luiz Gama Mór - Vice presidente executivo da TAP

A TAP vai reforçar a sua aposta nos voos europeus, com um reforço de rotas e mesmo novos destinos, já a partir do Verão de 2006. Uma decisão que é possível dado o «empurrão» que a entrada na Star Alliance tem dado e pela vinda de novos aviões. A novidade foi dada pelo vice-presidente executivo da transportadora nacional, Luiz Gama-Mór, esta quarta-feira em Moçambique.

Luiz Gama-Mór anunciou já esta manhã, num pequeno almoço com a imprensa, à margem do XXXI Congresso da Associção Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que está a decorrer em Maputo, que a transportadora vai acrescentar a partir de Junho à sua rede europeia três novos destinos: Zagreb, Bolonha e Dublin.

«Estas cidades vão aumentar a importância do mercado europeu no conjunto da operação global da empresa», afirmou, lembrando que, no global, a estratégia hoje apresentada, não só vai «aumentar a importância do mercado europeu no conjunto global da companhia», como vai «intensificar a aposta da companhia em países geradores de tráfego para Portugal, o que se traduz numa mais-valia para o crescimento do turismo» do noso país.

Assim, operação em Bolonha irá iniciar-se com um voo diário que se prolongará a Zgreb três vezes por semana. Um voo que se junta à frequências já operadas pela TAP para Itália, nomeadamente, Roma, Milão e Veneza, com um total de 58 frequências semanais.

Zagreb, a capital da Croácia, constituirá assim «a mais recente aposta da TAP no Leste Europeu.

Quanto a Dublin, capital da Irlanda, é um regresso da companhia, que passará a contar com três ligações semanais, também no próximo Verão.

A TAP decidiu ainda reformular a operação de Budapeste e Praga, passando cada um dos destinos a ter três voos directos, ou seja, seis no total. Segundo Gama-Mor «estes destinos têm-se revelado uma aposta de sucesso, apresentando fluxos de tráfego crescentes oriundos de ambos os mercados».

Escandinávia e França reforçadas

Outra das aposta da TAP em 2004 foi o reforço da oferta na Escandinávia, com a abertura da linha de Oslo. A capital da Noruega juntou-se a Copenhaga e Estocolmo. Os actuais 11 voos semanais existentes vão passar a 14, distribuidos por sete voos directos de lisboa para Estocolmo, mais sete de Lisboa para Oslo com paragem em Copenhaga.

Sobre França e por «restrições de crescimento em Orly também», o mesmo responsável anunciou o regresso ao aeroporto Charles de Gaulle com dois voos diários. Orly manter-se-á, no entanto, com quatro voos diários para Lisboa e três para o Porto.

Empurrão da Star Alliance é mais visível na Alemanha

Gama-Mór disse ainda que «a adesão à Star Alliance tem contribuido para o reforço da TAP em todo o mercado europeu, mas sobretudo na Alemanha, onde a companhia cresceu até Outubro 19,8% em Frankfurt e 24,5% em Munique». Como tal, era natural um reforço em Munique de 12 pra 14 frequências semanais.

O mesmo explicou ainda que esta estratégia só é possível graças «ao aumento da frota de médio curso», que será reforçada, já em breve, com dois A320. Isto significa que a frota da companhia de médio curso pssa a contar com um total de 33 aviões, dezassete A319, três A321 e treze A320.

Peso da Europa no total da companhia sobe para 56,6%



Refira-se ainda que nos primeiros meses de 2005, a TAP transportou mais 5,9% pssageiros que no período homólogo de 2004. Do total, cerca de 3,1 milhões foram transportados na sua rede europeia, o que constitui um aumento de 8,2% face ao homólogo.

Como tal, «a Europa vê consolidada a sua posição como o principal mercado da TAP, subindo o seu peso de 55,4% em 2004 para 56,6% em 2005», disse ainda.

* A jornalista viajou a convite da APAVT
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