A fábrica da Mitsubishi no Tramagal voltou a parar esta quinta-feira a normal produção do modelo Canter, uma interrupção que se estende também a sexta-feira, disse à Lusa fonte oficial da empresa.
Segundo disse, «estas paragens são reflexo da redução acentuada de encomendas e não há motivos para alterar a calendarização prevista para as paragens».
Além da interrupção da laboração esta quinta-feira e sexta-feira, a Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) informou que este trimestre mais paragens se verificarão nos dias 19, 20, 26 e 27 de Fevereiro, de 2 a 6 de Março, e nos dias 13, 26 e 27, perfazendo um total de 19 dias.
«A prever esta situação, no último trimestre de 2008 a empresa ajustou o número de colaboradores a esta nova realidade pelo que, para compensar estes dias, a empresa vai realizar acções de formação com os seus funcionários ou colocá-los num banco de horas», informou a administração.
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Poderá vir a aderir ao plano do Governo
A empresa refere que está também a estudar a hipótese de aderir ao plano do Governo para o sector automóvel, nomeadamente no que diz respeito à formação profissional.
Valdemar Henriques, do Sindicato dos Metalúrgicos, afirmou que «as paragens não são boas para o equilíbrio emocional dos trabalhadores uma vez que deixa as pessoas preocupadas com o seu futuro».
«As paragens técnicas não são uma boa solução porque não só não animam a classe trabalhadora como criam um ónus para os contribuintes que são chamados a subsidiarem estas paragens e os dias de formação profissional».
«É uma forma encapotada de levar o Estado e os contribuintes a pagar os salários pelas multinacionais, num processo onde os trabalhadores são vistos como meras peças acessórias dentro de uma engrenagem que tem apenas o objectivo de gerar lucro», afirmou.
Mantém-se objectivo de construir novo modelo
Apesar da crise e de uma previsão de redução das vendas na ordem dos 40 a 50 por cento em 2009, a empresa afirma manter o projecto de vir a construir um novo modelo do camião Canter, a partir de 2011, na fábrica do Tramagal.
Segundo as previsões da MFTE para 2011, o número de empregados directos subirá dos actuais 357 para os 1100, o volume de produção anual deverá aumentar das 10 mil para as 26 mil unidades e o volume de negócios/ano será de 520 ME, contra os actuais 220 ME.
Autarquia coloca à disposição mais terrenos
«É normal que a actual crise se faça ressentir na Mitsubishi, no caso através de paragens, mas um eventual encerramento da fábrica ou a sua deslocalização nunca foi colocado em cima da mesa por ninguém» disse o presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho.
«Ainda recentemente colocámos novos terrenos à disposição da empresa para que esta possa crescer e todos estamos convictos que a Mitsubishi vai sair mais forte e ultrapassar estas dificuldades conjunturais», afirmou.
Actualmente a Mitsubishi exporta 90 por cento da sua produção para 33 países europeus e é a única fábrica do grupo japonês a fabricar o modelo Canter na Europa.
A fábrica de Tramagal recebeu em 2005 investimentos na ordem dos 30 ME para produzir a actual versão da Canter e deverá receber em 2011 o novo modelo que lhe irá suceder, possibilitando à fábrica exportar para novos mercados, principalmente para fora do continente europeu.
«A empresa já anunciou a produção do sucedâneo da actual versão da Canter, previsívelmente para 2011, o que implicará investimentos na ordem dos 20 milhões de eur
Fábrica da Mitsubishi pára 2 dias devido à falta de encomendas
- Redação
- SPP
- 12 fev 2009, 11:17
Para 2011 está prevista a construção de um novo modelo camião Canter
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