Aeroporto do Porto: Belmiro contra gestão público-privada - TVI

Aeroporto do Porto: Belmiro contra gestão público-privada

O português venceu a edição nacional do Entrepreneur of the Year em 2007

Considera que PPP são perigosas porque há conflito de interesses

Relacionados
Belmiro de Azevedo criticou esta manhã a eventual aposta numa parceria público-privada para gerir o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, porque «quando as coisas correm mal o Estado passa a bola mãos ao sector privado».

O empresário e antigo presidente executivo da Sonae SGPS transmitiu esta opinião durante as Jornadas dos Administrativos da Saúde, que decorrem hoje no Hospital de Santo António, no Porto, avança a «Lusa».

Como orador convidado, Belmiro de Azevedo fez uma exposição sobre «Perspectiva empresarial» e a certa altura referiu-se à recente «declaração de interesses» da Sonae sobre a gestão do aeroporto que serve o Porto e a Região Norte.

O empresário não é um adepto das parcerias público-privadas. «São muito perigosas, porque há um conflito de interesses», explicou. Notícias recentes deram conta de que, para concorrer à gestão do aeroporto, a Sonae conta com a parceria do Grupo Soares da Costa.

Um estudo recente da consultora Deloitte e da Faculdade de Economia do Porto recomenda que a gestão do aeroporto seja partilhada entre entidades públicas e privadas, em que a parte pública seria representada pelas autarquias.

Belmiro de Azevedo encara uma possível participação da Sonae na gestão deste equipamento como «um acto de mecenato«, em que o objectivo final é fazer com que ele seja «muito competitivo».

Não o assusta perder esta corrida pelo controlo do segundo aeroporto português. «Se perdermos, perderemos», disse. Seja como for, a sua opinião é que «o negócio tem que ser desenhado para ganhar dinheiro», com o qual deve ser constituído «um fundo para a promoção do Porto e da Região Norte».

«Uma parte substancial dos lucros deste aeroporto vai ser aplicada para satisfazer os interesses económicos sobretudo do turismo, porque o turismo pode atrair muita gente aqui para a Região Norte», especificou.

«O aeroporto pode dobrar a sua capacidade actual se se fizer aquilo que queremos», afirmou também, sem adiantar pormenores. Belmiro Azevedo prevê ainda que o custo final do novo Aeroporto Sá Carneiro vai chegar aos «500 milhões de euros», bem mais do que os «60 milhões» inicialmente anunciados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados