«Princípios da economia alemã devem ser seguidos por todos» - TVI

«Princípios da economia alemã devem ser seguidos por todos»

Angela Merkel, chanceler alemã

«A falta de regulamentação que conduziu à crise financeira e as suas consequências desastrosas demonstrou a necessidade de fortes princípios de orientação», disse a chanceler alemã, Angela Merkel

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta terça-feira que os princípios básicos da economia da Alemanha no mercado social devem ser seguidos em todo o mundo.

«A falta de regulamentação que conduziu à crise financeira e as suas consequências desastrosas demonstrou a necessidade de fortes princípios de orientação», afirmou Merkel, numa cerimónia em Berlim, citada pela Lusa.

Para defender o modelo económico num mundo globalizado, a Alemanha deve certificar-se de que os «princípios básicos da economia social de mercado serão ancorados em todo o mundo», acrescentou a chanceler alemã.

Na sequência da crise económica, a Alemanha pressionou, insistentemente, para o reforço da regulação dos mercados financeiros.

Apesar do fracasso para alcançar um acordo global para a tributação dos bancos ou instituições financeiras na Cimeira do G-20, no último fim-de-semana, o governo de Merkel comprometeu-se a implementar uma taxa sobre os bancos alemães.

Merkel falava à margem do 20º aniversário da unificação entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha de Leste, que estabeleceu a economia social de mercado e o marco alemão como moeda de ambos os países e, assim, abriu o caminho para a reunificação, alguns meses mais tarde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados