Alemanha: redução de impostos está na agenda - TVI

Alemanha: redução de impostos está na agenda

Contas

Alívio da carga fiscal dos contribuintes terá em linha de conta a redução de 20 mil milhões de euros da dívida pública ainda este ano

Relacionados
Ainda «há hipóteses» de reduzir os impostos na actual legislatura, face à redução do endividamento deste ano, na Alemanha. A afirmação é do primeiro-ministro alemão da economia, tendo por base a retoma económica que permitiu o corte de 20 mil milhões de euros, para 65 mil milhões da dívida pública.

«Política alemã é um perigo para a Europa»

Alemanha: Banco Central prevê forte crescimento da economia

«A redução de impostos inscrita no acordo de coligação não foi abolida, só deslocámos o seu eixo no tempo», disse Rainer Bruederle, em declarações ao jornal Sueddeutsche Zeitung.

A chanceler Angela Merkel tinha anunciado a suspensão das reduções de impostos previstas em Maio passado, depois das eleições regionais na Renânia.

Austeridade: 80 mil milhões para baixar défice

E há duas semanas, o executivo apresentou um pacote de austeridade de 80 mil milhões de euros, para baixar o défice orçamental e a dívida pública, até 2014, explica a agência Lusa.

Bruderle admitiu que a crise económica e financeira internacional obriga a consolidar o orçamento. Mas defende a redução das obrigações fiscais, já que pertence à força política do Governo que mais ergue esta bandeira.

Agir depressa para baixar impostos

«Mas quanto mais depressa conseguirmos isso [a consolidação], mais cedo poderemos simplificar o sistema fiscal e baixar os impostos», reforçou o ministro.

O ministério das Finanças alemão anunciou ontem que a dívida pública se encurtará em 20 mil milhões de euros ainda este ano e 15 mil milhões de euros em 2011, devido à retoma económica e ao aumento da receita fiscal.

O Governo alemão vai aprovar o orçamento do Estado para o ano que vem a 7 de Julho. O debate e a votação nas duas câmaras legislativas estão marcados para Setembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados