Aeroporto: «Portela+1» é mais barato que OTA 3,6 mil milhões - TVI

Aeroporto: «Portela+1» é mais barato que OTA 3,6 mil milhões

Aviões acumularam-se na placa de partida no aeroporto da Portela - Foto Lusa/Inácio Rosa

Segundo aeroporto em Lisboa poderia ser construído no Montijo

Relacionados
O estudo que avalia economicamente o mérito da alternativa à OTA, considerando a construção de um segundo aeroporto de Lisboa, que foi divulgado esta terça-feira pela Associação Comercial do Porto (ACP), revela que, na hipótese de não abandono da Portela, mais de 3,6 mil milhões de euros separam a pior e melhor opção. Ou seja, OTA e «Portela+1», com localização no Montijo.

O estudo conclui que, neste caso, nunca será necessário reforçar as infra-estruturas de acesso ao novo aeroporto, razão pela qual se desconsideram os investimentos na Terceira Travessia do Tejo.

Mesmo com reforço da rede viária poupança é indiscutível

E assim, em termos relativos, «tomando como referência a OTA, que requer um investimento total em infra-estruturas de quase 3 mil milhões de euros, a opção «Portela+1» no Montijo oferece uma poupança de custo económico-social equivalente a cerca de dois terços deste valor», referem.

Mais, dizem, num cenário de necessidade de reforço da rede viária, com um investimento extraordinário de 700 milhões de euros na adaptação rodoviária da terceira travessia do Tejo Chelas-Barreiro, a opção «Portela+1» no Montijo garante uma vantagem de quase 1,5 mil milhões de euros.

Refira-se que neste estudo de alternativas, os autores até admitem a possibilidade da opção «Portela+1» em Alcochete como hipótese positiva também, mas rejeitam de todo a hipótese «Portela+OTA».
Continue a ler esta notícia

Relacionados