Onze distritos do país em alerta amarelo - TVI

Onze distritos do país em alerta amarelo

verão

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja encontra-se em alerta amarelo, nível em que são possíveis efeitos do calor sobre a saúde, informou a Direcção-Geral da Saúde.

Os distritos de Braga, Coimbra e Lisboa juntam-se hoje aos restantes oito distritos, que permanecem em alerta amarelo desde terça-feira, avança a agência «Lusa».

No âmbito dos critérios definidos no Plano de Contingência para Ondas de Calor, que entrou em vigor a 15 de Maio, é possível que as altas temperaturas registadas nos onze distritos tenham «efeitos sobre a saúde».

Nos restantes distritos, o nível de alerta é azul, ou seja, estão sob vigilância.

Coordenado pela Direcção-Geral de Saúde, o Plano de Contingência para Ondas de Calor prevê quatro níveis crescentes de alerta (azul, amarelo, laranja e vermelho), que correspondem ao desencadear de diferentes acções, como a informação à população e o apoio aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças e pessoas que vivam sozinhas.

A DGS afirma que se está perante «uma situação de temperaturas elevadas para a época do ano» e chama também a atenção para os efeitos sobre a saúde, especialmente junto da população mais sensível, alertando igualmente para os riscos associados aos incêndios florestais e aos níveis elevados de ozono registados em diversos pontos do país, cita a mesma agência.

Perante este cenário, a autoridade nacional para a saúde pública aconselha a evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 horas e as 16 horas).

A permanência num ambiente fresco e a ingestão de líquidos, com excepção de bebidas alcoólicas, açucaradas, gaseificadas e com cafeína, são outras recomendações da DGS, que tem disponível a Linha de atendimento de Saúde Pública (808 211 311).
Continue a ler esta notícia