«Vamos assistir a mais falências de postos de combustíveis» - TVI

«Vamos assistir a mais falências de postos de combustíveis»

  • Sónia Peres Pinto
  • 23 jul 2008, 12:50
Combustíveis 6

Combustíveis vendidos nas grandes superfícies são diferentes dos postos tradicionais

Relacionados
«Portugal vai continuar a assistir ao encerramento de mais postos de combustíveis. A garantia foi dada à Agência Financeira (AF) pelo presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec), Augusto Cybron.

«Temos assistido a muitas falências, vamos a continuar a assistir a mais encerramentos assim como ao aumento do desemprego. Tudo isto, porque o Governo teima em não baixar o Imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP)», alerta.

Segundo as contas do responsável, de 2006 até ao primeiro semestre de 2007, foram encerradas 144 gasolineiras. Apesar de não ter números concretos, Cymbron diz que «em 2008 houve muitos mais encerramentos».

A par da redução do imposto, parte da solução passa, no entender do responsável, por ter os preços iguais ao de Espanha. «Os postos junto às fronteiras são os mais afectados, porque os valores são mais baixos em cerca de 29 cêntimos por litro», acrescenta.

«A Câmara de Tavira já abastece em Espanha e acredito que muitas outras autarquias sigam este exemplo», alerta à AF.

Grandes superfícies vendem outro combustível

Para Cymbron, os preços praticados pelos postos de abastecimento das grandes superfícies não podem ser comparados com os dos estabelecimentos tradicionais. «Não vendem os mesmo combustível que nós, é como comprar gato por lebre», ironiza.
Continue a ler esta notícia

Relacionados