Associação de farmácias obrigada a notificar compra da Unichem - TVI

Associação de farmácias obrigada a notificar compra da Unichem

Farmácias poderão ser liberalizadas

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra de 51% da Alliance UniChem depois do tribunal de comércio ter recusado três providências cautelares a pedir a isenção da notificação.

O aviso de notificação será divulgado esta tarde no site oficial da AdC, afirmou à «Lusa» fonte oficial do regulador.

A ANF e a José de Mello Participações II SGPS compraram o ano passado, em conjunto, 51% da Alliance UniChem, grupo líder na distribuição de produtos farmacêuticos na Europa, sem contudo terem notificado a operação de concentração à AdC, tal como está previsto na lei.

Uma vez que se tratava de uma operação de concentração normal que preenchia os requisitos para ser notificada e isso não se verificou, a AdC abriu um processo oficioso contra a ANF e a José de Mello.

No sentido de impedir que a AdC avaliasse a operação, a ANF interpôs três providências cautelares no tribunal de comércio que foram rejeitadas, sendo por isso obrigada a notificar a operação à entidade reguladora da concorrência.

A AdC procederá agora à avaliação da operação podendo aprová-la, aprová-la mediante a imposição de condições ou rejeitá-la.

A Alliance UniChem estabeleceu o ano passado uma parceria estratégica com a ANF nos termos da qual a associação farmacêutica, através da Farmindústria, detida a 100%, comprou 49% da Alliance UniChem, enquanto distribuidor farmacêutico em Portugal, e a José de Mello Participações II SGPS, S.A. adquiriu 2% da mesma actividade.
Continue a ler esta notícia