Quota de medicamentos genéricos sobe 4% em dois dias - TVI

Quota de medicamentos genéricos sobe 4% em dois dias

Genéricos: Descida no preço pode agravar factura

Dispensa de medicamentos por Denominação Internacional Comum ajudou a poupar 86,4 mil euros

Relacionados
A quota dos medicamentos genéricos subiu 4 por cento em apenas dois dias do programa de dispensa de medicamentos por Denominação Comum Internacional.

No mesmo período, cidadãos e Estado pouparam 86,4 mil euros no âmbito do programa lançado pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) na quarta-feira e que permite aos doentes escolherem nas farmácias um medicamento mais barato, dentro do mesmo princípio activo, dosagem e forma farmacêutica prescritas pelo médico.

A quota dos medicamentos subiu dos 45,2 por cento (período base calculado de Março de 2008 a Fevereiro de 2009) para 49,2%.

Segundo dados da ANF, dos 86,4 mil euros poupados, 28,2 mil dizem respeito ao montante que os doentes não tiveram de pagar a mais pelos seus medicamentos, enquanto o Estado poupou 58,3 mil euros, que teriam de ser gastos caso os doentes tivessem escolhido medicamentos de marca.

Os resultados dos dois primeiros dias decorrem da informação recolhida junto de 80 por cento do universo, das mais de 2.700 farmácias de Portugal Continental e Ilhas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados