Centros comerciais já facturam 5,6% do PIB português - TVI

Centros comerciais já facturam 5,6% do PIB português

[Arquivo]

A facturação dos centros comerciais em Portugal vale 8,4 mil milhões de euros por ano, o equivalente a cerca de 5,6 por cento da riqueza criada no país, de acordo com dados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), divulgados esta segunda-feira.

Relacionados
Em declarações à agência «Lusa», o presidente da APCC, António Sampaio de Mattos defende ainda que, «no futuro, estes espaços vão continuar a ser fundamentais para a oferta comercial em Portugal» e, embora a oferta crescente principalmente nos grandes centros urbanos dos últimos anos, «ainda há oportunidades de negócio para aproveitar».

«Há sempre espaço para projectos novos, tanto através da ocupação de zonas de influência ainda livres, como através da melhoria dos centros comerciais já existentes», defendeu Sampaio de Mattos.

Os 53 associados da APCC têm 80 centros comerciais correspondendo a uma área bruta locável de 2,1 milhões de metros quadrados. Nestes espaços, com maior representatividade de quatros grupos, Sonae Sierra, Multi Development, Amorim Imobiliária e Mundicenter, é possível encontrar as maiores marcas internacionais de várias áreas, do vestuário, à restauração.

Sector é responsável por 70 mil postos de trabalho directos

Segundo dados da APCC, são cerca de 7.100 os comerciantes de todas as dimensões com lojas nos centros comerciais, responsáveis pela maior parte dos 70 mil postos de trabalho directos e 205 mil indirectos do sector.

O presidente da APCC fez questão de frisar que «o sucesso do comércio está relacionado com a capacidade de modernização e inovação». Ainda à agência «Lusa», Sampaio de Mattos reconheceu que a opção de sobrevivência dos centros comerciais antigos, de menores dimensões, passa «por apostar em alterações a vários níveis, caso contrário desaparecem, num movimento ditado pela própria evolução».

Actualmente, em Portugal, a área bruta locável por mil habitantes está ligeiramente acima da média europeia dos 25 Estados membros, situando-se nos 195,2 metros quadrados, contra 181,5 metros quadrados da média da UE. No entanto, como referem os dados da APCC, quando é tida em conta a média dos 15 países europeus mais desenvolvidos, o índice verificado em Portugal está abaixo da área comercial locável média por mil habitantes, que é de 212,9 metros quadrados.

A APCC realiza o seu 5.º Congresso, terça e quarta-feira, em Lisboa, com o tema «Centros Comerciais em Portugal - Inovação, Qualidade e Sustentabilidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados