As vantagens de um veículo eléctrico - TVI

As vantagens de um veículo eléctrico

Carro eléctrico

EDP entrega chave para carregamento de viaturas eficientes

Relacionados
Inicialmente são mais dispendiosos, mas em pouco tempo trazem mais vantagens que desvantagens. Que o diga Hugo Barrocas, dono de uma «mota» eléctrica, que usa no dia-a-dia.

«Estes veículos são muito mais eficientes e aquilo que gastamos no carregamento é totalmente para a condução». O utilizador explicou à Agência Financeira que, com um ciclomotor comum, apenas 20 a 30 por cento do que paga pelo combustível é que realmente é dispendido nos quilómetros que faz. O restante diz respeito a perdas de calor e fumo. Além disso, Hugo Barrocas garante que, em um ano, facilmente o investimento é recuperado.

Ele próprio, nos trajectos que faz no dia-a-dia, nomeadamente para o trabalho, tem o carregamento da mota assegurado. «Carrego a mota todos os dias em casa e basta-me para 24 horas».

O melhor vem no que poupa. «Com um ciclomotor comum gastava 20 euros em uma ou duas semanas. Agora, se pagar 5 euros por mês já é muito».

Mas as vantagens não são só para os «motards». Carlos Simões, ex-funcionário da EDP comprou um Peugeot «saxo» transformado em carro eléctrico. «Pago 1,60 euros por cada 14 quilowatts e o carregamento de um dia é suficiente para 80 quilómetros».

Tanto Hugo Barrocas, como Carlos Simões receberam as chaves para carregarem gratuitamente as suas viaturas nos postos da EDP. A abertura da rede foi esta quinta-feira, em Lisboa, onde já existem seis postos. Depois de um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a eléctrica vai permitir que os clientes autorizados «abasteçam» gratuitamente durante seis meses. Até ao final do ano, a EDP espera ter 100 postos na capital.

De acordo com o presidente da EDP Inovação, António Vidigal, os pontos a favor do carro eléctrico têm mais peso. «A condução é mais confortável, o veículo pode ser carregado em casa e o preço é mais baixo. Por outro lado, a autonomia é inferior, o tempo de carregamento e o custo das baterias é maior».
Continue a ler esta notícia

Relacionados