Mais 5 mil milhões para GM e 500 milhões para Chrysler - TVI

Mais 5 mil milhões para GM e 500 milhões para Chrysler

GM Europa com novo responsável de comunicação

GM tem até dia 1 de Junho para apresentar plano de viabilidade, já a Chrysler tem até dia 1 de Maio

Relacionados
A administração norte-americana vai emprestar mais cinco mil milhões de dólares à General Motors e outros 500 milhões de dólares à Chrysler até ao final do período em que têm de apresentar os seus planos de viabilidade.

A General Motors «receberá um financiamento suplementar estimado em cinco mil milhões de dólares até à data limite» para apresentar o seu plano de viabilidade (1 de Junho) à administração norte-americana, indica um relatório publicado da autoria de Neil Barofsky, inspector-geral encarregue do controlo dos fundos do plano de estabilização do sistema financeiro, avança a Lusa.

Por sua vez, a «Chrysler receberá até 500 milhões de dólares para o período em que tentará implementar o seu plano de reestruturação», acrescenta o relatório enviado ao Congresso e publico na página oficial da administração norte-americana.

A Chrysler tem até 1 de Maio para apresentar ao governo o seu plano de reestruturação que deverá passar pela aliança com o grupo italiano Fiat.

Os fundos necessários para os empréstimos às duas construtoras automóveis serão retirados do plano de resgate dos activos tóxicos (TARP, sigla em inglês) de 700 mil milhões de dólares, criado para estabilizar o sistema financeiro.

Segundo o Departamento do Tesouro, o Estado disponibilizou desde Dezembro 29,9 mil milhões de dólares para apoiar o sector automóvel, tendo a General Motors beneficado até agora de 13,4 mil milhões de dólares e a Chrysler de quatro mil milhões de dólares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados