BPN: parceiro da SLN diz que conhecia Insular desde 2003 - TVI

BPN: parceiro da SLN diz que conhecia Insular desde 2003

Caso BPN

José Albano de Oliveira diz que colaborava com empresa no encontro de parceiros

Relacionados
O empresário José Albano Oliveira, que está a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN, admitiu esta terça-feira que tinha conhecimento do Banco Insular há seis anos.

«Quando assinei o primeiro contrato, 10 de Junho de 2003», respondeu José Albano Oliveira, quando questionado pelos deputados sobre o conhecimento que tinha do Banco Insular.

De acordo com a agência Lusa, José Albano de Oliveira, foi parceiro de negócios da Sociedade Lusa de Negócios, grupo que detinha o BPN até à sua nacionalização em Novembro de 2008 e é dado como um dos homens de confiança do antigo presidente do grupo, Oliveira e Costa, detido agora em prisão preventiva.

O inquirido revelou que foi convidado por Oliveira e Costa, a «colaborar com a SLN ajudando a encontrar parceiros na área imobiliária, hotelaria e turismo, banca e seguros», em Angola, de forma a aproveitar a sua dupla nacionalidade (portuguesa e angolana).

A sua missão era colaborar com a SLN ajudando a encontrar parceiros na área imobiliária, hotelaria e turismo, banca e seguros. «Era consultor para Angola da SLN», disse.

Além de ter feito negócios com a SLN, José Albano de Oliveira recebeu também milhões de euros de empréstimos do grupo através da Abnerka Trading and Services, uma offshore da SLN, segundo testemunhos anteriores na comissão parlamentar de inquérito ao BPN.
Continue a ler esta notícia

Relacionados