Bruxelas investiga ajudas públicas dadas ao alemão Hypo - TVI

Bruxelas investiga ajudas públicas dadas ao alemão Hypo

Comissão Europeia em Bruxelas

Apoio poderá ter causado distorções indevidas de concorrência

Relacionados
A Comissão Europeia abriu esta quinta-feira uma investigação aprofundada sobre as ajudas públicas concedidas por Berlim ao banco Hypo Real Estate para garantir que se adoptem medidas compensatórias que assegurem a viabilidade, a longo prazo, da entidade e se evitem distorções indevidas de concorrência.

O Hypo Real Estate obteve um apoio de salvamento em forma de garantia do Estado alemão de 35 mil milhões de euros, que foi autorizada pela Comissão a 2 de Outubro de 2008. Como a entidade continuou a necessitar desta garantia, a Alemanha pediu que se prolongasse, criasse uma garantia adicional de 50 mil milhões e ainda se aprove uma pequena injecção de capital, avança a Europa Press.

«Esta investigação é o primeiro passo para encontrar, em estreito contacto com as autoridades alemãs, uma solução de longo prazo viável para o Hypo. Mudar o modelo de negócios não é fácil, mas acreditamos que é essencial para a instituição», afirmou a comissária Concorrência, Neelie Kroes.

Neste sentido, a responsável alertou que «provavelmente se deve fazer mais para limitar as distorções de concorrência causadas pela ajuda, especialmente tendo em conta a grande quantidade de ajuda recebida».
Continue a ler esta notícia

Relacionados