João Salgueiro diz ser «positiva» acção de refinanciamento do BCE - TVI

João Salgueiro diz ser «positiva» acção de refinanciamento do BCE

Zona Euro

Presidente da Associação Portuguesa de Bancos concorda também com descida nos juros

Relacionados
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos considerou esta sexta-feira ser «positiva» a decisão do Banco Central Europeu de lançar uma operação excepcional de refinanciamento em euros sobre seis dias sem montante predefinido, à taxa fixa de 3,75 por cento.

«É uma medida positiva», afirmou João Salgueiro, citado pela agência «Lusa», e em declarações aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou o lançamento de uma operação excepcional de refinanciamento em euros sobre seis dias sem montante predefinido, o que é raro, e à taxa fixa de 3,75%.

O BCE compromete-se a «satisfazer todos os pedidos» dos bancos com falta de liquidez, indicou o banco central num comunicado.

Questionado sobre a anterior decisão do BCE de cortar em 0,5 pontos percentuais a taxa de juro de referência, para 3,75% contra 4,25 anteriores, João Salgueiro considerou tratar-se de «uma descida positiva», embora não se tenha repercutido imediatamente nas taxas Euribor.

Por isso, acrescentou, talvez a decisão de quinta-feira do BCE tenha sido «uma medida melhor», que terá «efeitos num prazo mais curto» porque se trata de dar «facilidade de crédito à taxa fixa praticamente ilimitada».

«Vai dar muito conforto ao sistema financeiro de todos os países da zona Euro», sublinhou.

Um refinanciamento de volume ilimitado é uma iniciativa rara do BCE. Já procedera no entanto a operações similares em Agosto de 2007, no início da crise financeira ligada ao rebentar da bolha dos empréstimos hipotecários nos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados