Se plano de salvar BPP for para frente terá de se ajudar toda a gente - TVI

Se plano de salvar BPP for para frente terá de se ajudar toda a gente

  • Sónia Peres Pinto
  • 28 nov 2008, 13:25
Joe Berardo

Seis bancos estão a tentar negociar empréstimo para banco de João Rendeiro entre os 500 e os 600 milhões

Relacionados
Para o empresário Joe Berardo as garantias disponibilizadas pelo Banco de Portugal, no valor de 20 mil milhões de euros com vista a dar liquidez ao sistema financeiro, só deviam ser usadas para «salvar» os bancos de crédito, refere em declarações à Agência Financeira (AF).

O também accionista do BCP mostra-se desta forma contra o plano de salvamento do Banco Privado Português (BPP). «O banco de João Rendeiro é um banco de investimento e não um banco comercial. Se começam a ajudar os bancos de investimento então vão ter a começar a ajudar outras pessoas, como aquelas que investem na bolsa», revela à AF.

Recorde-se que, o BPP poderá agora ser salvo da falência por um grupo de seis outros bancos: a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Millennium BCP, o BPI, o Santander Totta, o Banco Espírito Santo (BES) e o Crédito Agrícola. Isto, depois de ter sido vedado acesso às garantias do Estado para poder obter um empréstimo de 750 milhões de euros no Citigroup, devido ao seu reduzido peso no financiamento às empresas e às famílias.

Estes seis bancos estão a negociar com o Banco de Portugal e com o BPP, gestor de fortunas, as condições de um empréstimo, entre os 500 e 600 milhões de euros, de modo a que a instituição possa resolver os problemas de liquidez causados pela crise internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados