Economia nacional mantém tendência de estagnação em Setembro - TVI

Economia nacional mantém tendência de estagnação em Setembro

Dinheiro, euros

Mas consumo privado inverte e sobe face a Agosto

Relacionados
A economia nacional manteve a tendência de estagnação em Setembro.

Segundo os dados do Banco de Portugal, divulgados esta sexta-feira, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica estagnou face ao mês anterior e, no mesmo período, a evolução homóloga tendencial do consumo privado registou um aumento face ao mês anterior, interrompendo a trajectória decrescente verificada ao longo de 2008.

Relativamente ao consumo privado, no trimestre terminado em Agosto, o índice de volume de negócios no comércio a retalho aumentou em termos reais 0,9 por cento, face ao período homólogo, recuperando 1,0 pontos percentuais (p.p.) face ao segundo trimestre do ano.

No terceiro trimestre de 2008, as vendas de veículos ligeiros de passageiros, incluindo veículos todo-o-terreno, cresceram 0,8%, em termos homólogos, recuando 1.1 p.p. face ao segundo trimestre de 2008.

Europeus mais confiantes

O Banco de Portugal refere igualmente que, de acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, no terceiro trimestre de 2008 a confiança dos consumidores aumentou face ao trimestre anterior, interrompendo a tendência descendente registada ao longo de 2008.

No mesmo período, a confiança na indústria transformadora, assim como a confiança no sector do comércio a retalho e dos serviços registaram uma queda face ao segundo trimestre de 2008. Em contraste, registou-se um aumento da confiança no sector da construção no terceiro trimestre de 2008, face ao trimestre anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados