BEI diz que ainda não recebeu proposta de financiamento para OTA - TVI

BEI diz que ainda não recebeu proposta de financiamento para OTA

  • Rui Pedro Vieira
  • 27 mar 2007, 16:00
placa Ota

O vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Carlos Costa, garantiu esta terça-feira ainda não ter recebido «quaisquer propostas de financiamento» destinados à construção do novo aeroporto da Ota, reconhecendo, no entanto, que o projecto deve «estar o mais próximo possível da capital, tendo em conta o respeito pelo limite aceitável de distância».

Na 15.ª sessão de conferências da Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS), que decorreu esta terça-feira na FIL de Lisboa, Carlos Costa admitiu que, enquanto economista, «qualquer que seja o projecto, a proximidade com a capital é essencial para aproveitar as potencialidades do turismo, que não se reduz ao turismo de férias».

«Só depois de analisada a solução tempo/preço se deve encontrar a solução técnica mais adequada para o projecto», acrescentou.

Debate sobre aeroporto «ainda não foi feito»

Também orador convidado pela AECOPS, o ex-ministro e economista Augusto Mateus admitiu que «o debate sobre o novo aeroporto não está feito porque não é o lugar que importa, mas sim a capacidade que esse aeroporto tem para gerar emprego e criar desafios».

Para Augusto Mateus, «não se deviam discutir pistas e terminais mas o modelo de aeroporto» tendo em conta que, caso a Ota seja o destino escolhido para o aeroporto, «o centro de gravidade de Lisboa será levado para Norte».

«Se vamos fazer uma Portela grande, estamos a passar ao lado da competitividade. Temos de fazer o maior aeroporto possível no contexto de cidade-aeroporto», acrescentou o economista.
Continue a ler esta notícia