10 Junho: Cavaco elogia portugueses e defende reformas - TVI

10 Junho: Cavaco elogia portugueses e defende reformas

Cavaco em Viana

Defende fim das duplicações das estruturas e meios

Relacionados
O Presidente da República, no âmbito das cerimónias militares do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, elogiou a grande capacidade do povo português ter conquistado a pulso o seu espaço.

Apesar das dificuldades, diz Cavaco Silva, continua a encontrar nos portugueses determinação e arrojo, avança a «Rádio Renascença».

Dirigindo-se depois aos militares, o Presidente elogiou as Forças Armadas e a sua presença em terras tão longínquas, como no Afeganistão, no Chade, no Kosovvo, ou ainda no Líbano.

O Presidente da República afirmou que as «importantes reformas que têm vindo a ser conduzidas no âmbito da Defesa Nacional devem prosseguir o rumo já iniciado, no sentido da criação de estruturas mais ágeis e eficazes».

No seu discurso em Viana do Castelo, Cavaco Silva defendeu que, no âmbito dessas reformas, «a reestruturação em curso das carreiras militares deve ser suficientemente apelativa para garantir a permanência de quadros altamente especializados na instituição e a captação de novos voluntários para preenchimento das necessidades do Sistema de Forças».

Igualmente importante, sublinhou, «é a disponibilização do investimento necessário para assegurar a operacionalidade da força militar». No cenário de contenção orçamental em que vivemos duplicação de estruturas e meios permitirá libertar recursos indispensáveis à defesa nacional», disse o Chefe do Estado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados