Listas de dívidas ao Fisco e Segurança Social teimam em não diminuir - TVI

Listas de dívidas ao Fisco e Segurança Social teimam em não diminuir

Dinheiro3

As listas de devedores ao Fisco e à Segurança Social teimam em não encurtar. São quase mil nomes, e destes, apenas dois clubes de futebol. Nenhum deles é dos mais conhecidos dos portugueses.

Relacionados
Depois da última actualização, em Outubro passado, a lista das dívidas fiscais divulgadas na Internet continha mais de 800 nomes. Agora, conta com 730, dos quais 544 são contribuintes singulares e 186 são colectivos.

Do mesmo modo, a lista das dívidas de contribuições para a Segurança Social, ainda não mudou muito. Em Agosto contava com mais de 220 nomes e agora tem um pouco mais: 245.

Na Segurança Social, os contribuintes singulares com montantes em dívida acima dos 50 mil euros são apenas 17. Destes, 13 devem entre 50 mil e 100 mil euros, três devem entre 100 mil e 250 mil euros e um deve entre 250 mil e um milhão de euros. Não existem contribuintes singulares com dívidas acima de um milhão de euros. Do mesmo modo, entre os 228 contribuintes colectivos com dívidas divulgadas na Internet, não existe nenhum que deva mais de cinco milhões de euros. Sete devem mais de um milhão, 11 entre 500 mil euros e um milhão, 37 entre 250 e 500 mil euros e 174 entre 100 e 250 mil euros.

Já nas dívidas ao Fisco de contribuintes singulares, 91 correspondem a montantes entre 100 e 250 mil euros, 59 a valores de 250 a 500 mil euros, 16 a dívidas de 500 mil a um milhão de euros, oito devem entre um e cinco milhões de euros e apenas dois devem mais de cinco milhões.

É precisamente na lista das dívidas ao Fisco que surgem dois clubes desportivos. Mas apesar dos elevados montantes que são normalmente citados quando se fala das dívidas do desporto ao Fisco, os montantes citados são muito modestos. Os clubes também não são dos mais conhecidos dos portugueses.

União de Coimbra e Académico do Paço são devedores

Os dois clubes constantes da lista de devedores são o Clube de Futebol União de Coimbra e o Clube Académico do Paço.

O caso do União de Coimbra é já conhecido. O clube, cujas dívidas se situam entre 100 e 250 mil euros, viu já alguns dos seus bens penhorados e vendidos em hasta pública, incluindo um autocarro e mobiliário do clube.

O do Académico do Paço, um clube que joga na Divisão Distrital de Honra, é menos conhecido. As dívidas deste clube estão enquadradas no escalão dos 250 a 500 mil euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados