«É importante que haja redução dos recibos verdes e dos contratos de termo» - TVI

«É importante que haja redução dos recibos verdes e dos contratos de termo»

Computadores: Sócrates alarga programa

Executivo diz respeitar CAP e promete agendar reunião

Para o primeiro-ministro José Sócrates «é muito importante para o país que haja um acordo na Concertação Social e que haja um novo compromisso social que permita mais flexibilidade às empresas. Queremos que haja mais negociação, redução dos recibos verdes e dos contratos de termo», refere o Executivo à entrada da Concertação Social, que se está a realizar esta quarta-feira.

«Esta é a nossa proposta final e esperamos que venha a ter sucesso. Fizemos tudo o que foi possível para que haja um acordo entre o Governo e os parceiros sociais e queremos uma reforma que sirva os trabalhadores», alerta o governante.

De acordo com Sócrates, «este novo compromisso é de enorme importância para que possamos ter uma economia global».

Respeito pela CAP

José Sócrates disse ainda que esperava que a Confederação de Agricultores Portugueses (CAP) volte à Concertação Social.

Recorde-se que a CAP reafirmou esta quarta-feira a intenção de não participar na reunião de hoje da Concertação Social enquanto o primeiro-ministro não clarificar declarações do ministro da Agricultura, Jaime Silva.

Em causa estão declarações do ministro à entrada para o Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia, em que acusou elementos da CAP e da CNA- Confederação Nacional da Agricultura de «ligações à direita conservadora e à extrema-esquerda».

O primeiro-ministro alertou que Jaime Silva lamenta as declarações e «que tudo não passou de um equívoco», acrescentando no entanto, que «é obvio que há diferenças, o que é natural mas também há um respeito mútuo. Tenho uma grande consideração e estima pela CAP e vou agendar uma reunião com a confederação».

Sócrates salientou ainda que dos 10 temas defendidos pela CAP, «cinco vão ser bem vindos pelo Governo».
Continue a ler esta notícia