Petrolíferas têm-se aproveitado da subida anormal de preços - TVI

Petrolíferas têm-se aproveitado da subida anormal de preços

  • Sónia Peres Pinto
  • 4 jun 2008, 16:47
Segurança reforçada em mais 100 gasolineiras

«Nada justifica que o preço do gasóleo tenha sofrido aumentos mais significativos que a gasolina»

As petrolíferas estão-se a aproveitar da subida anormal de preços e da sua posição dominante no mercado «para fixarem preços para os combustíveis que, não seguem somente a subida verificada na matéria-prima». Esta é uma das conclusões do estudo realizado pelo ex-deputado do PS e da antiga direcção da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Casimiro Ramos, a que a Agência Financeira (AF) teve acesso.

«Esta situação é evidente numa análise a um período mais curto (1º quadrimestre de 2008) onde, para além das razões do mercado, nada justifica que o preço do gasóleo tenha sofrido aumentos mais significativos que a gasolina, uma vez que a carga fiscal não teve qualquer impacto nesse período», revela o documento.

Como o consumo do gasóleo representa cerca de 77% dos combustíveis rodoviários, o estudo do ex-deputado socialista, diz que «as petrolíferas ganham sempre, quer a tendência da evolução do crude seja de subida, quer seja de descida». Isso leva a que, Casimiro Ramos afirme que «as petrolíferas terão certamente muita dificuldade em justificar a falta de coerência na fixação dos preços do gasóleo e da gasolina», salienta no documento a que AF teve acesso.
Continue a ler esta notícia