Massacre na Finlândia foi anunciado por um vídeo no YouTube - TVI

Massacre na Finlândia foi anunciado por um vídeo no YouTube

Massacre em escola finlandesa

Matti Saari foi interrogado pela polícia mas não lhe foi tirada a arma

Relacionados
A Finlândia volta a estar de luto, dez meses depois de um massacre semelhante, também numa escola, e em que morreram oito pessoas. O rapaz, de 22 anos, vestido de preto entrou na terça-feira numa escola da pacata cidade de Kauhajoki, pegou numa arma, matou 10 colegas e feriu três, escreve o «Público». O aluno tinha sido interrogado no dia anterior pela polícia por causa de um vídeo no YouTube.

O director da escola, Tapio Varmola, disse que o autor dos disparos terá sido um estudante do segundo ano do curso de Hotelaria, Matti Juhani Saari, que tentou suicidar-se e acabou por morrer no hospital.

Adianta o mesmo jornal que, o massacre aconteceu pelas 11 horas locais, 8 horas em Lisboa, um dia depois de o autor dos disparos ter sido interrogado pela polícia por causa de um vídeo colocado no YouTube, onde aparecia a disparar uma arma. «A polícia estava ao corrente e falou com ele na segunda-feira», disse em conferência de imprensa a ministra finlandesa do Interior, Anne Holmlund.

«No entanto, o oficial da polícia decidiu que não havia razão para lhe retirar a licença de porte de arma», adiantou. Era uma licença temporária para disparar armas de calibre 22 que tinha sido obtida já este ano. «O procedimento da polícia será avaliado com detalhe», garantiu a ministra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados