General Motors oficializa pedido de falência - TVI

General Motors oficializa pedido de falência

Escalada Hybrid

Empresa tem 230 mil trabalhadores em todo o mundo

Relacionados
O Grupo automóvel norte-americano General Motors (GM) apresentou esta segunda-feira no Tribunal em Nova Iorque o pedido de insolvência, o que permitirá ao grupo reorganizar-se e criar uma «nova GM», que será detida maioritariamente pelo Tesouro dos EUA.

A empresa conta com 230 mil trabalhadores em todo o mundo e uma produção de mais de 20 mil automóveis por dia. O passivo da GM é de 172,8 mil milhões de dólares (122,5 mil milhões ao câmbio actual.

O pedido de protecção contra credores (chamado Chapter 11), abriu assim um processo de separação dos seus activos nos EUA.

Esta situação não afecta directamente as actividades na Europa, uma vez que foi feito um acordo com a Opel e o Governo alemão para a entrada da Magna. Este acordo deverá realizar-se nas próximas semanas.

O grupo garante que, apesar da situação, fornecedores essenciais e funcionários continuam a ser pagos normalmente.

A nova GM deverá arrancar dentro de 60 a 90 dias. «Com este plano, a GM venderá a maior parte dos seus activos globais à Nova GM. Para implementar o acordo de transacção, a GM e três subsidiárias domésticas apresentaram pedidos voluntários de reorganização ao abrigo do Chapter 11 do «United States Bankruptcy Code» no «U.S. Bankruptcy Court» no «Southern District» de Nova Iorque, e a venda está sujeita à aprovação do Tribunal. Uma vez que a venda de activos da GM à Nova GM já tem aprovação do Departamento do Tesouro norte-americano, da UAW e de uma parte significativa dos detentores de obrigações da GM, a GM espera que a venda possa ser aprovada e consumada de forma expedita», explica em comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados