Função Pública abre 5 mil estágios - TVI

Função Pública abre 5 mil estágios

José Sócrates

Medida está prevista no programa eleitoral do PS e tem como objectivo combater o desemprego

O combate ao desemprego, já anunciado por José Sócrates como uma das primeiras prioridades políticas do novo Governo, vai passar pela criação de cinco mil estágios remunerados para jovens quadros na Administração Pública, escreve o «Correio da Manhã».

Já em Setembro, em entrevista à RTP, o primeiro-ministro apresentou as primeiras medidas que tomaria no caso de ser reeleito, garantindo a criação de 30 mil estágios profissionais - 5 mil na Administração Pública e 25 mil no sector social.

A medida está prevista no programa eleitoral do PS, que Sócrates já fez questão de frisar que servirá de base às linhas-mestras do programa do Governo, e deverá ser aplicada em 2010.

Número de desempregados estrangeiros em Portugal sobe 65%

Refere o mesmo jornal que, a criação destes estágios tem em vista fazer face à falta de quadros qualificados nalguns serviços da administração central, devido à saída de funcionários desde 2005. Repare-se que, desde esse ano, até Junho último, a Administração Pública perdeu mais de 57 mil funcionários e deste modo o Governo diz ter espaço para criar estes estágios.

A par da criação destes estágios no Estado, e sempre no seguimento da ideia de combater o desemprego, o programa eleitoral do PS avança, entre outras medidas, com a proposta de criar no sector privado também estágios ou empregos de transição para um mínimo de 25 mil pessoas que deixaram de receber subsídio de desemprego.

Alargar oportunidades no INOV Jovem e criar o INOV-Social e o INOV-Export, têm como objectivo ajudar, pelo menos, 2.500 jovens quadros e estabelecer também uma ligação mais próxima com as empresas.
Continue a ler esta notícia