Sector de serviços foi o maior empregador no 1º trimestre - TVI

Sector de serviços foi o maior empregador no 1º trimestre

  • Sónia Peres Pinto
  • 16 mai 2008, 12:27
Comércio: Vendas sobem 14% face a 2005

Trabalhadores por conta própria continuam a aumentar mas a ritmo mais lento

Relacionados
O sector de serviços empregou mais 92,5 mil indivíduos, revelam esta sexta-feira os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O comércio por grosso e a retalho que empregou mais 36,1 mil e o alojamento e restauração (mais 26,5 mil) estiveram na base deste aumento.

Já nos sectores da agricultura, silvicultura e pesca, assim como a indústria, construção, energia e água, o emprego diminui 6,6 mil e 30,5 mil indivíduos, respectivamente.

Contrato de trabalho com termo aumenta

Os trabalhadores por conta de outrem registaram uma subida de 42,2 mil indivíduos nestes três primeiros meses do ano, principalmente para quem tem contrato de trabalho com termo (71,4 mil).

Já os trabalhadores com um contrato de trabalho sem termo verificaram registaram uma descida (22,9 mil) e em outras situações contratuais (6,3 mil).

Trabalhadores a tempo inteiro com maior subida

Quanto ao número de trabalhadores por conta própria verificou-se uma menor descida, quer tratando-se de trabalhadores por conta própria como isolados (que aumentou em 27,7 mil indivíduos), quer de trabalhadores por conta própria como empregadores (6,4 mil).

Por outro lado, os trabalhadores a tempo completo sofreram um aumento de 45,9 mil indivíduos, enquanto o número de trabalhadores a tempo parcial registou uma subida de 9,4 mil indivíduos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados