Governo ajuda 20 mil empresas de vestuário e calçado - TVI

Governo ajuda 20 mil empresas de vestuário e calçado

Manuel Pinho

Também se vai dar prioridade à protecção e criação de empregos

Relacionados
O Governo português vai substituir-se às seguradoras e cobrir 60 por cento do seguro de crédito das empresas exportadoras que ficaram sem essa cobertura. Assim, a criação desta linha de seguros de crédito, é uma das principais medidas do plano de apoio ao sector têxtil, vestuário e calçado.

Neste contexto, esta terça-feira, o ministro da economia, Manuel Pinho, apresenta no Porto, algumas medidas para ajudar 20 mil empresas a enfrentarem a crise.

Note-se que o investimento do Governo deverá ultrapassar os 800 milhões de euros

Têxtil: Governo vai cobrir 60% do seguro de crédito

Manuel Pinho explicou à TSF que o plano prevê apoios às exportações, um reforço dos capitais das empresas e a promoção externa de produtos da moda nacional.

Apoios passam pela contratação de jovens

O ministro adiantou ainda que neste plano para os têxteis e para o calçado há também medidas destinadas à protecção e criação de empregos, como «a contratação de jovens, de trabalhadores com mais de 45 anos» e a extensão da medida Qualificação e Emprego que já existe para o sector automóvel.

Pinho referiu que este plano, «permite às empresas que têm grandes variações na sua procura externa, colocarem os trabalhadores durante o período em que não é necessário o seu contributo, a fazer formação».

Em relação ao montante que vai ser investido, o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal reconhece que é um contributo importante, mas João Costa considera que mesmo assim não chega.

«Não podemos dizer que isto seja a resolução de todos os nossos problemas, mas é um contributo. A realidade é mais complexa», disse João Costa, citado pela «TSF».
Continue a ler esta notícia

Relacionados