DSTelecom investe 400 milhões em Redes de Nova Geração - TVI

DSTelecom investe 400 milhões em Redes de Nova Geração

Dinheiro

Estado conta com nova empresa para apostar na construção de Redes de Fibra Óptica Abertas

Relacionados
[Notícia actualizada]

A DSTelecom, do Grupo DST, comprometeu-se esta terça-feira, a investir um total de 400 milhões de euros, a cinco anos, na construção de Redes de Nova Geração (RNG) e junta-se assim ao grupo de empresas que já assinou um protocolo com o Estado português a este nível.

«A operadora vai assumir um investimento de 400 milhões de euros na construção de Redes de Nova Geração (RNG) em mais de 50 municípios, o que corresponde a cerca de 30% da população nacional», avançou o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, à margem da conferência «Portugal em Fibra Óptica», organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Redes de Nova Geração: financiamento em breve

Para já, a empresa está a desenvolver redes com participações das autarquias, em 28 municípios. Só para este ano, o compromisso de investimento é de 26,9 milhões de euros.

«O nosso modelo de negócio diferencia-se dos restantes porque estamos a apostar nas parcerias público-privadas, para que as nossas redes sejam abertas a todos os operadores interessados», disse o CEO do Grupo DST, José Teixeira.

Mais 32 novos postos de trabalho a curto prazo

A empresa compromete-se ainda a contratar, este ano, 32 postos de trabalho para os seus projectos ao nível das telecomunicações.

«Fizemos protocolos com todas as câmaras e vamos dar-lhes 51% quando o investimento estiver todo remunerado», acrescentou ainda o responsável.

José Teixeira, da DSTelecom, recordou ainda que a empresa já constituiu uma parceria público-privada com 11 municípios do Vale do Minho e do Vale do Lima também para a construção de redes de telecomunicações de Nova Geração.

Anacom pode ser «mais intrusiva»

Mais recentemente, a empresa anunciou um investimento de 80 milhões de euros na implementação de uma rede de fibra óptica no município do Porto, que abrange já cerca de 360 mil utilizadores.

O secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, avançou ainda que nos próximos dias vão ser anunciados novos planos de operadores que assinaram o protocolo com o Governo.

Até ao momento já foram assinados protocolos com a Sonaecom, PT, Zon, Oni, Cored e esta terça-feira com a DSTelecom, sendo que a Oni foi a primeira operadora a avançar com o seu plano e a DSTelecom a segunda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados