Barroso sugere «plano comum» com EUA para reanimar economia mundial - TVI

Barroso sugere «plano comum» com EUA para reanimar economia mundial

Crise: Durão apela a nova Ordem Internacional

Europa 27 deverá chegar a acordo entre quinta e sexta sobre plano europeu

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sugeriu esta terça-feira, em Bruxelas, a possibilidade de criação de um «plano comum» com os Estados Unidos para a reanimação da economia mundial.

«Por que não articular os nossos esforços com os nossos amigos americanos para termos uma resposta transatlântica à crise económica, que possa servir de base à resposta mundial à crise económica?», interrogou-se Durão Barroso em conferência de imprensa, adiantou a «Lusa».

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 deverão chegar a acordo quinta e sexta-feira, também na capital belga, sobre um plano europeu de relançamento da economia que prevê um esforço orçamental de cerca de 200 mil milhões de euros, equivalente a 1,5 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) da UE, inspirado num projecto apresentado pelo presidente da Comissão Europeia.

«Se chegarmos a acordo esta semana, em sede de Conselho, talvez possamos chegar a um plano comum com os Estados Unidos», disse Durão Barroso.

O presidente do executivo comunitário é da opinião que o pouco que se conhece do plano de relançamento da economia norte-americana que o presidente eleito Barack Obama está a preparar «assemelha-se em termos de prioridades» ao europeu, nomeadamente no que respeita às ideias de postos de trabalho verdes, infraestruturas, inovação e eficiência energética.

«Há aqui uma convergência de ideias, estamos a trilhar o mesmo rumo», concluiu Durão Barroso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados