Confiança dos consumidores aumenta em Abril - TVI

Confiança dos consumidores aumenta em Abril

compras

Ciclo interrompe tendência descendente iniciada em Novembro de 2006

Relacionados
Em Abril, o indicador de confiança dos Consumidores aumentou, informou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta tendência interrompe o sentido descendente iniciado em Novembro de 2006, após ter registado o mínimo desde Junho de 2003.

O indicador de confiança dos recuperou devido às expectativas sobre a evolução da situação económica do País e financeira das famílias e sobre a evolução do desemprego, tendo a primeira destas componentes apresentado o «contributo positivo mais expressivo», avança o INE.

Pelo contrário, as expectativas de poupança deterioraram-se ligeiramente, interrompendo a subida dos três meses anteriores, observada após terem registado o mínimo histórico da série, no final de 2007.

Serviços, construção e obras públicas em alta

O indicador de clima económico recuperou ligeiramente nos dois últimos meses. Por sectores, este tópico recuperou nos serviços, mais intensamente do que no mês anterior, devido ao contributo positivo das opiniões sobre a evolução da actividade da empresa e das perspectivas de procura.

Já na construção e obras públicas, o indicador de confiança recuperou nos quatro primeiros meses do ano, atingindo o valor mais elevado desde Setembro de 2002.

Pelo contrário, no comércio, o indicador de confiança agravou-se ligeiramente em Abril, evolução que foi determinada apenas pela deterioração observada no comércio a retalho.

O INE conclui ainda que, na indústria transformadora, o indicador de confiança agravou-se, intensificando o movimento registado no mês anterior, devido à deterioração das perspectivas de actividade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados