Reino Unido: em perigo de perder rating elevado - TVI

Reino Unido: em perigo de perder rating elevado

Saldos no Reino Unido

Mais do que os EUA, Alemanha ou França é o reino de Isabel II que pode cair na notificação

Relacionados
Mais do que qualquer outra grande economia, é o Reino Unido que corre maior risco de perder o seu rating elevado, de acordo com a agência de notificação Fitch.

A economia britânica está a sofrer com a desvalorização da libra estrelina, não estando a ser capaz de corrigir o défice da sua balança comercial.

Esta dificuldade levou David Riley, co-presidente da área de ratings soberanos globais da agência, a afirmar à Reuters Television que a nota «AAA» do Reino Unido corre um risco maior do que qualquer outra das grandes economias com nota máxima (EUA, Alemanha e França).

«Está claro que a capacidade da Grã-Bretanha em sustentar grandes défices fiscais e um nível de dívida pública, sem elevar as taxas de juros e sem colocar a libra sob forte pressão, é muito menor do que no caso dos EUA», disse Riley.

Por isso o co-responsável pela Fitch lançou o aviso para que, seja qual for o partido político que vença as eleições do próximo ano, sejam levados a cabo «planos mais rigorosos e detalhados para estabilizar as finanças públicas». Caso contrário: «o rating da Grã-Bretanha está sob risco significativo».

A esta hora, a libra estrelina vale 1,6663 dólares, ou seja, menos 0,40 por cento em termos cambiais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados