Taxa de desemprego deverá cair ligeiramente no 1º trimestre - TVI

Taxa de desemprego deverá cair ligeiramente no 1º trimestre

[Arquivo]

A taxa de desemprego atingiu os 8,4% no 1º trimestre de 2007

Relacionados
A taxa de desemprego, que é divulgada esta sexta-feira pelo INE, deverá cair ligeiramente no primeiro trimestre do ano, mas ainda longe da meta de 7,6 por cento prevista pelo Governo para 2008, segundo economistas contactados pela «Lusa».

Paula Carvalho, do BPI, disse à agência que as previsões apontam para um ligeiro decréscimo da taxa de desemprego em 0,1% no primeiro trimestre do ano, para 8,3%, face ao mesmo período de 2007.

Nos primeiros três meses do ano passado a taxa de desemprego atingiu os 8,4%.

Para o ano de 2008, Paula Carvalho adiantou que o BPI prevê um ligeiro decréscimo para os 7,7%, menos 0,3 pontos percentuais que o verificado no ano de 2007, quando a taxa de desemprego se situou nos 8 por cento.

O professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Carlos Pereira da Silva, disse à agência que espera que a taxa de desemprego «não se agrave» e que, pelo menos, «estabilize».

O Governo têm-se manifestado optimista em relação à diminuição da taxa de desemprego e a prová-lo está o facto de ter mantido as suas previsões de que esta atinja os 7,8% em 2008, apesar de ter revisto em baixa as estimativas para o crescimento económico.

A taxa de desemprego em 2007 atingiu os 8%, mais 0,3 pontos percentuais que no ano anterior, o valor mais elevado em pelo menos 10 anos e acima da meta prevista pelo Governo de 7,8%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados